Há muito tem se falado sobre a importância da leitura no processo de
formação e aprendizagem do indivíduo, desde os primeiros anos na escola. É
sabido de todos, como uma boa educação faz a diferença no futuro de uma
criança. Visando esse bem estar individual para obter um ganho coletivo, as
escolas tem buscado cada vez mais o aprimoramento dessas técnicas de leitura. A
inserção dela é feita desde o primeiro ano primário, onde o educador narra
histórias, contos, fábulas para as crianças visando instigar a imaginação e
despertar o gosto pelos livros. Anos mais tarde, depois da semente lançada,
aqueles meros ouvintes tornar-se-ão os novos leitores ou deveriam ser caso essa
semente tenha germinado, com isso encontrão o prazer na leitura.
Para despertar o interesse em ler, é necessário mexer com a curiosidade
do leitor, mostrar a possibilidade de aberturas de caminhos a novos
conhecimentos e informações.Em tempos tão imediatistas e tecnologicamente
modernos, o ato de ler que é um fundamento essencial para aprimorar o saber
está sendo sufocado por tentativas de facilitação na aquisição de conhecimento
instantâneo, abrupto e repentino.
Ler um livro de quatrocentas páginas é quase um martírio para muitos,
mas, em tempos modernos temos um recurso na manga colocar um mp3 do mesmo livro
para ouvir alguém narrando à história. Finda-se assim a possibilidade da
imaginação, é uma leitura onde se ler e não ver, onde se ouve e não ler. Jamais
terá a mesma emoção de passear por entre linhas do livro descobrindo cada frase
com sua entonação vocal pessoal.
O hábito de ler é decorrente do exercício contínuo e necessário, por
isso, deve-se recorrer a estímulos contundentes para introduzir esse hábito nos
alunos que serão os escritores de amanhã. Mas o atual modernismo não permite
tamanho interesse em literatura seja ela de aprendizagem ou de entretenimento.
Seria então esse o preço a pagar pelas novas gerações em decorrência aos
avanços tecnológicos ou até mesmo por uma inserção de livros que não possuem um
teor de conhecimento suficiente para mostrar o caminho aos novos leitores? Eis
ai uma incógnita! Verdade é, estamos com dificuldade cada vez mais de
praticarmos uma boa e velha leitura em decorrência de uma sucessão de fatores
já enumerados no texto.
Sendo assim, a leitura que é um modelo de ensino a todas as gerações tem
por obrigação acompanhar o novo ritmo do mundo moderno oferecendo cada vez mais
dinamismo e entretenimento ao leitor para que sempre leia com a intenção de ler
e ver.
(J. Bark)
(J. Bark)
Nenhum comentário:
Postar um comentário